Sobre mim


Bernardo Santana, 34 anos, casado, pai de três filhos, é advogado e produtor rural. Começou bem cedo na política, atuando no movimento estudantil. Há mais de 15 anos participa das lutas do seu pai, o Deputado José Santana.

 

Bernardo foi trabalhar muito jovem e sempre se destacou nas áreas em que atuou. É diretor do Grupo Rima e foi presidente da AMS – Associação Mineira de Sivicultura –, entidade presente em 440 municípios mineiros que representa as empresas que investem em florestas plantadas em Minas. Em sua gestão, o número de empregos gerados no setor dobrou, passando de 370 para 750 mil vagas.

 

Bernardo Santana reúne as melhores qualidades para conquistar um mandato de Deputado Federal por nosso estado e continuar o trabalho de lutas do Deputado José Santana por Minas e pelo Brasil. Ele está preparado para honrar, com a mesma firmeza e coerência, os 40 anos de vida parlamentar do seu pai.

 

Confira o currículo completo de Bernardo Santana:

 

BERNARDO SANTANA DE VASCONCELLOS

 

Resumo das atividades profissionais e institucionais atualmente exercidas:

 

Advogado, pós-graduado em Direito de Empresa na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) Instituto de Educação Continuada, e pós-graduado em Direção Estratégica e Marketing na Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP).

 

 

Diretor da RIMA INDUSTRIAL S.A.

 

Sobre a RIMA:

 

Empresa que gera mais de 5.700 (cinco mil e setecentos) empregos diretos e mais de 15.000 (quinze mil) empregos indiretos no Norte de Minas e no Vale do Jequitinhonha. A RIMA tem forte atuação na produção de peças automotivas, metalurgia, reflorestamento e mineração.

 

O Grupo RIMA é líder na produção e comercialização de ligas à base de silício no Brasil. É o único produtor de magnésio primário do hemisfério sul. Os produtos são fabricados a partir de reservas próprias de dolomita e quartzo de alta pureza, em processos certificados pela norma ISO 9001/2000.

 

A RIMA é uma empresa 100% brasileira, em atuação desde 1987. Além de ser a única produtora de magnésio primário do Hemisfério Sul, a RIMA é a única do mundo a produzir peças automotivas, na mesma planta, partindo diretamente do minério (dolomita) e utilizando a inovadora tecnologia de transporte de magnésio líquido e reciclagem interna de retornos de fundição, num processo altamente verticalizado, que prioriza as reduções de custo e a conservação de energia.

 

Resumo das atividades institucionais já realizadas:

 

Instituição.

Mandato

Função

Associação Mineira de Silvicultura

2007 – Março 2010

Presidente

FIEMG - Câmara de Base Florestal da Federação de Indústrias do Estado de Minas Gerais

2007 – Março 2010

Vice Presidente

CONER – Conselho de Política Energética do Estado de Minas Gerais

2007 – Março 2010

Conselheiro

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Silvicultura

2008 – Março 2010

Conselheiro

Câmara Técnica de Governo de Política Florestal de Minas Gerais

2007 – Março 2010

Conselheiro

Associação Mineira de Silvicultura

2005 – 2007

Vice Presidente

Associação Mineira de Silvicultura

2003 – 2005

Diretor

Sindicato dos Produtores Rurais de Bom Jesus de Amparo e Nova União/MG

1997 – 2000

Presidente

Núcleo Mineiro dos Criadores das Raças Simental e Simbrasil

1995 – 1998

Presidente

 

 

Condecorações:

Medalha e data

Autoridade concedente

Justificativa

Voto de Congratulações

 

Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Em reconhecimento ao excepcional trabalho desenvolvido à frente da Associação Mineira de Silvicultura – AMS

Comenda Antonio Secundino de São José 2009

Governo do Estado de Minas Gerais

Por sua atividade na defesa da produção rural e dos interesses e dos interesses do homem do campo recebeu esta medalha que é considerada a comenda de maior relevância no setor agropecuário Brasileiro

Medalha da Inconfidência 2007                       

Governo do Estado de Minas Gerais

Em reconhecimento ao seu trabalho em favor do desenvolvimento da geração de empregos e da responsabilidade social

Medalha do Mérito Legislativo 2007                 

Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais

Em reconhecimento ao seu trabalho em favor do desenvolvimento da geração de empregos e da responsabilidade social

 

  

Palestras Proferidas:

 

n     2009 – DIA DO ADMINISTRADOR – Promoção Funcesi – Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira – Local: Campus da Funcesi, Setembro de 2009. Tema da Palestra: “O que o mercado espera do profissional Administrador de Empresas”.

n     2009 – II CONGRESSO DE DIREITO AMBIENTAL DA OAB/MG – Promoção OAB/MG e SEMAD – Local: Minas Centro, Setembro de 2009. Tema da Palestra: “Apossamento administrativo e inconstitucionalidades do Código Florestal”.

n     2009 – 1º CONGRESSO BRASILEIRO DE FLORESTAS ENERGÉTICAS – Promoção: Secretaria de Agricultura Pecuária e Abastecimento, Governo de Minas Gerais – Local: Expominas, Junho de 2009. Tema da Palestra: Obstáculos à produção rural e apossamento administrativo.

n     2009 - 26º CONGRESSO MINEIRO DE MUNICÍPIOS – Promoção: A.M.M, Associação Mineira de Municípios – Local: Expominas, abril de 2009. Tema da Palestra: Obstáculos legais ao desenvolvimento Municipal.  

n     2008 – VIII ENCONTRO VERDE DAS AMÉRICAS – Promoção Greenmeeting executive fórum – Local: Brasília/DF, Museu da República, Setembro de 2008. Tema da Palestra: “Plantio de Florestas, um Desafio da Sustentabilidade e do Equilíbrio Socioambiental das Américas.”

n     2008 – COMBIO 2008 – Congresso Mineiro de Biodiversidade. Promoção SEMAD – Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado. Local: Belo Horizonte/MG, Expominas, Av. Amazonas, Abril de 2008. Tema da Palestra: Sustentabilidade do setor Florestal Mineiro.

n     2007 – ECOLATINA 2007 – Promoção IETEC, Instituto de Estudos e Tecnologias. Local: Belo Horizonte/MG, Minas Centro, Outubro de 2007. Tema da Palestra: Sustentabilidade do setor Florestal Mineiro.

n     2006 – FÓRUM BRASILEIRO DE FLORESTAS PLANTADAS MADEIRA BRASIL – Promoção ABRAF, Associação Brasileira de Florestas Plantadas. Local: Brasília DF, Abraf, Junho de 2006. Tema da Palestra: Florestas Energéticas e o Bio-combustível carvão Vegetal.

n     2005 – FÓRUM BRASILEIRO DE FLORESTAS PLANTADAS MADEIRA BRASIL – Promoção – ABRAF, Associação Brasileira de Florestas Plantadas. Local: Vitória ES, Centro de Convenções, junho de 2005 Tema da Palestra: Política de Financiamento do Setor Florestal.

n     2005 – V SEMANA DE ESTUDOS JURÍDICOS – Promoção – IEC – Instituto de Educação Continuada – Local: Belo Horizonte MG, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Abril de 2004, Tema da Palestra: O advogado nas empresas.

n     2004 – MADEIRA 2004 – Promoção – AMS – Associação Mineira de Silvicultura – Local Belo Horizonte MG, Hotel Ouro Minas, Outubro de 2004. Tema da Palestra: Financiamento da  Sustentabilidade do Setor Florestal Brasileiro.

 


 
Vídeo do Momento

Carreata em Riacho dos Machados

 
Enquete
O agronegócio é fundamental para a economia do país porque:
Tem dado grande contribuição às exportações de commodities e produtos agro-industriais.
Representa cerca de um terço do nosso Produto Interno Bruto (PIB).
Todas as alternativas estão corretas.

Resultados
 
Links
PR Blog do Claret Anastasia Aécio Neves
 
Mídias Sociais
Orkut Orkut Orkut Orkut Orkut
CNPJ: 12.181.435/0001-69 | PSDB, DEM, PP, PR e PPS