Bernardo Santana - Deputado Federal

Notícias

Home » Notícias » Aprovada “Moção de Repúdio” à liberação de importação de bananas do Equador

21/8/2013 às 00:00:00

Aprovada “Moção de Repúdio” à liberação de importação de bananas do Equador

Confira!

O trabalho do deputado Bernardo Santana em defesa do produtor nacional rendeu um caloroso debate na Comissão de Agricultura, nesta quarta-feira (21), enquanto os membros discutiam requerimento de sua autoria de Moção de Repúdio pela intenção do Governo Federal liberar a importação de bananas do Equador. Ao final da discussão, o requerimento foi aprovado, incluindo a realização de audiência pública com representantes dos Ministérios envolvidos, em data a ser definida.

Hoje, a importação de banana do Equador está protegida por barreiras sanitárias. Mas o Governo brasileiro está analisando a abertura do mercado, em sinal de boa fé para a entrada daquele país como membro pleno do Mercosul.

O deputado Bernardo Santana lembra que o Brasil é o quarto maior produtor mundial de banana, atrás do Equador. Para ele, é preciso incentivar a produção brasileira, ao invés de permitir a importação de um produto que ainda pode exterminar toda uma produção nacional pela entrada de pragas trazidas junto com a banana do Equador.

"Repudio qualquer forma de importação que peca na imoralidade por fazer gesto de boa fé, praticando a má fé com o produtor nacional", destacou Bernardo Santana.

O parlamentar concorda sobre a importância de o Brasil manter uma boa relação com o Equador, mas ressalta que o Governo não pode pautar suas ações colocando em risco toda uma produção nacional de banana, com prejuízos econômicos e sociais incalculáveis, especialmente para um segmento constituído em sua grande maioria por agricultores familiares.

No Brasil, cada hectare de produção de banana gera um emprego direto ou indireto. São mais de 500 mil empregos diretos e 2 milhões de empregos indiretos.

Confira vídeos do debate: