Bernardo Santana - Deputado Federal

Notícias

Home » Notícias » Bernado defende respeito aos Poderes e à sociedade

17/7/2013 às 00:00:00

Bernado defende respeito aos Poderes e à sociedade

Bernado defende respeito aos Poderes e à sociedade

Confira!

Em pronunciamento no Grande Expediente, nesta terça-feira (16), o deputado Bernardo Santana voltou a falar da sua preocupação com o enfraquecimento do Poder Legislativo, mediante o abuso da edição de medidas provisórias pelo Executivo, e de como essa relação está frustrando a sociedade brasileira, citando o movimento das ruas nas últimas semanas. CONFIRA VIDEO!

“Ao ser pautado pelo Poder Executivo, o Legislativo está se reduzindo a uma condição de Casa homologatória, deixando de ser o que é mais importante num Parlamento: a caixa de ressonância da sociedade”, afirmou Bernardo Santana.

Para ele, o sistema político do país está falido e plebiscito nem reforma eleitoral irão resolver a situação.

Bernardo Santana defende uma reestruturação completa do sistema, a começar pelo Legislativo se impondo como Poder.

“A sociedade quer ver o Parlamento ativo, representando as suas prioridades – e nós as conhecemos (…) porque andamos, saímos daqui e vamos para as nossas bases. Com raríssimas exceções, a grossa maioria de deputados está sempre presente nos municípios, fazendo a política tradicional, de conversar e de participar de grupos políticos”, afirmou ao avaliar também que a forma como estão generalizando os políticos, num contexto sensacionalista, não condiz com a verdade.

O deputado Bernardo Santana lembrou que o povo não está preocupado com o processo que levou os parlamentares ao Congresso (reforma eleitoral), mas com a atuação da Casa. “A sociedade quer respeito e transparência. Quer saúde e educação, e quer investimentos nessas áreas e eficiência na gestão pública. Quer boa versação dos recursos públicos e ver desinchada essa estrutura”, destacou.

Para Bernardo Santana, é hora de o Executivo fazer seu mea-culpa, respeitando o poder legislativo e fazendo uma reestruturação da máquina administrativa, começando pela diminuição do número de Ministérios. Da mesma forma o Legislativo, que precisa se impor e se fazer respeitar como Poder.

Nessa linha, ele lembra à população brasileira que: “apenas dizer fulano de tal não me representa não resolve. É preciso se fazer representar; lembrar em quem votou e acompanhar o seu trabalho para não cair em discurso fácil, como votações às vezes demagógicas a que assistimos. É preciso primar pela qualidade desta Casa. E isso também tem que vir de lá (da sociedade), ressaltou.

Defesa a municipalização

Para o deputado Bernardo Santana, a reestruturação do sistema passa pela revisão do pacto federativo e pela municipalização. Segundo ele, a independência dos municípios é a alternativa para aprimorar a eficiência da gestão e a transparência dos gastos públicos e melhorar o desenvolvimento das cidades.

Medidas Provisórias

Bernardo Santana citou a sua Proposta de Emenda Constitucional, apresentada em 2012, que determina o número máximo de MPs que o Executivo pode editar por ano (PEC 173/12). A matéria está sendo analisada agora pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados.

Apoio

Ao longo de todo o pronunciamento, o deputado Bernardo Santana foi interrompido inúmeras vezes por vários colegas parlamentares, de diferentes Estados e legendas partidárias, que destacaram a sua coragem e autenticidade nos temas que defende no Congresso Nacional.

p>Emocionado, Bernardo Santana finalizou o discurso dizendo-se muito honrado com tantas palavras carinhosas.

Quanto às menções sobre a sua coragem em situações diversas já enfrentadas no Congresso, ponderou: “para mim, respeitar o mandato é, antes de mais nada, não fazer qualquer coisa para mantê-lo”.

Confira vídeo