Bernardo Santana - Deputado Federal

Notícias

Home » Notícias » Deputado Bernardo Santana representa Câmara Brasileira em Conselho Regional do Vêneto, Itália

5/6/2014 às 15:20:00

Deputado Bernardo Santana representa Câmara Brasileira em Conselho Regional do Vêneto, Itália

Deputado Bernardo Santana representa Câmara Brasileira em Conselho Regional do Vêneto, Itália

Confira!

O Conselho Regional da cidade de Vêneto, Itália, recebeu no dia 23 de abril representantes da Câmara dos Deputados brasileira, da Câmara Ítalo-Brasileira de Minas Gerais, e do Grupo Dirigente Fiat Brasil. No encontro as lideranças dos dois países reforçaram a relação de cooperação através de acordo entre a Câmara do Comércio de Pádua (Itália) e Minas Gerais, e sugeriram a criação de um Consulado Honorário mineiro na região de Vêneto. 
 
Na ocasião cerca de 60 representantes de Vêneto, Pádua e do Brasil pontuaram a importância de se reforçar as relações entre os dois países, tendo em vista o fortalecimento econômico para ambas as partes. Com um dos três maiores PIBs da Itália, Vêneto tem como pontos fortes a agriculta e alta tecnologia. Vantagens que interessam o Brasil. 
 
A sinergia entre os dois países é histórica, não só pela vasta mão de obra dos imigrantes italianos, como pela presença significativa de empreendimentos da Itália no Brasil. De acordo com o Instituto de Desenvolvimento de Minas Gerais existem 71 empresas italianas no Estado, sendo a maioria em Belo Horizonte. 
 
Segundo o líder do PR, Deputado Bernardo Santana, produtos e serviços brasileiros com maior qualidade, e expansão do campo de exportação, são impactos positivos da parceria com os italianos. “A viagem foi muito produtiva. Os diversos contatos feitos geraram um interesse muito grande de empresários com domínio de tecnologia e processos de produção de ponta em investir no Brasil, fazer joint ventures – união de empresas que realizam uma atividade econômica comum visando maiores lucros- com empresas brasileiras, com objetivo de obtenção de produtos de alta qualidade para o mercado interno e exportação para o mundo”, afirma. 
 
Recepcionados pela integrante da Câmara de Verona, Andrea Bissoli, os Deputados Federais Abelardo Lupion Mello, Fábio Ramalho e Fernando Giacobo também compuseram a delegação brasileira, representando a Câmara no encontro. “Estivemos reunidos também com o Parlamento do Veneto, discutindo formas de cooperarmos na efetivação destes investimentos. Agora criaremos uma Frente Parlamentar na Câmara dos Deputados para dar suporte e continuidade a este trabalho”, conclui Bernardo. 
 
O Deputado Estadual do Vêneto, Federico Caner, se encarregou de promover as temáticas e tomar medidas de interesse econômico e cultural discutidas no evento. “O Vêneto traz uma enorme vantagem no setor econômico e social com o início da política de cooperação com Minas Gerais, devido a proximidade cultural e linguística, acrescida da  forte imigração, e pelo considerável desenvolvimento da indústria italiana no território brasileiro”, aponta. 
 
O representante do Conselho Regional de Vêneto, Alberto Piz, diz que primeiramente serão identificadas as áreas de interesse e depois assinado o acordo de cooperação.