Bernardo Santana - Deputado Federal

Notícias

Home » Notícias » Deputado Bernardo Santana dedica pronunciamento de pesar ao falecimento do Jornalista Cyro Siqueira

4/4/2014 às 08:00:00

Deputado Bernardo Santana dedica pronunciamento de pesar ao falecimento do Jornalista Cyro Siqueira

Deputado Bernardo Santana dedica pronunciamento de pesar ao falecimento do Jornalista Cyro Siqueira

Confira!

O SR. BERNARDO SANTANA DE VASCONCELLOS

- Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, é com profundo pesar que lamento, em nome do Partido da República, a morte do jornalista Cyro Siqueira. Um dos grandes nomes da imprensa de Minas Gerais e do Brasil, foi repórter, crítico e historiador do cinema brasileiro.

Nascido em Alto Jequitibá, na Zona da Mata, Cyro Siqueira nos deixa aos 84 anos, dos quais 65 dedicados aos Diários Associados, onde começou como colaborador e ocupou o cargo de editor-geral do Estado de Minas. Integrava, também, o Conselho Editorial do jornal.

Além de comandar a redação do jornal Estado de Minas por vinte anos, tornou-se referência nacional na área cultural.  Crítico de cinema e um dos grandes incentivadores da cultura, principalmente do setor cinematográfico, foi um dos fundadores do Centro de Estudos Cinematográficos - CEC - de Minas Gerais, em 1951.

Cyro Siqueira exerceu também o cargo de presidente do circuito do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), onde orientou importantes projetos artísticos na área de música, literatura e artes visuais.

Senhor Presidente, nobres Colegas, a morte de Cyro Siqueira representa uma grande perda para a cultura mineira.

Neste momento de consternação, quero solidarizar-me não apenas com a família, os amigos e colegas, mas também com todo o povo de Minas Gerais, que perdeu um grande expoente.

Que a trajetória admirável de Cyro sirva de inspiração para todos nós, são os meus votos, em nome do Partido da República.

Muito obrigado.

 

 

*Gravado por Carlos Lacerda (3559) em 01/04/2014 21:58:23;