Bernardo Santana - Deputado Federal

Notícias

Home » Notícias » Agricultura aprova requerimento para realização de audiência sobre a liberação da importação de banana do Equador

28/8/2013 às 00:00:00

Agricultura aprova requerimento para realização de audiência sobre a liberação da importação de banana do Equador

Confira!

A Comissão de Agricultura aprovou, nesta quarta-feira (28), requerimento do deputado Bernardo Santana, assinado também por outros parlamentares, para a realização de audiência pública que discutirá sobre a intenção do governo brasileiro liberar a importação de banana do Equador, com a presença de ministros e representantes de entidades envolvidas.

Na última quarta-feira (21), os membros do colegiado aprovaram outro requerimento do deputado Bernardo Santana, pelo qual a Comissão de Agricultura recomenda a não liberação da importação de banana do Equador

Para Bernardo Santana, o governo não pode pautar suas ações colocando em risco fitossanitário toda uma produção nacional de banana, com prejuízos econômicos e sociais incalculáveis, especialmente para um segmento constituído em sua grande maioria por agricultores familiares.

Hoje, a importação de banana do Equador está protegida por barreiras sanitárias. Mas o governo brasileiro está analisando a abertura do mercado, em sinal de boa fé para a entrada daquele país como membro pleno do Mercosul.

O deputado Bernardo Santana lembra que o Brasil é o quarto maior produtor mundial de banana, atrás do Equador. Para ele, é preciso incentivar a produção brasileira, ao invés de permitir a importação de um produto que ainda pode exterminar toda uma produção nacional pela entrada de pragas trazidas junto com a banana do Equador.

"Repudio qualquer forma de importação que peca na imoralidade por fazer gesto de boa fé, praticando a má fé com o produtor nacional", destacou Bernardo Santana.

A data da audiência pública ainda será definida pela Comissão de Agricultura.