Bernardo Santana - Deputado Federal

Notícias

Home » Notícias » Comissão de Meio Ambiente: Mais um parecer aprovado

6/11/2013 às 00:00:00

Comissão de Meio Ambiente: Mais um parecer aprovado

Confira!

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável aprovou nesta quarta-feira (6), por unanimidade, parecer do deputado Bernardo Santana ao Projeto de Lei 5178/2013, que propõe a obrigatoriedade dos órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta e indireta utilizarem papel reciclado nos materiais de expediente, nos percentuais mínimos de 50% no primeiro ano e de 100% no segundo ano.

Ressaltando o seu apoio a toda política que incentive a reciclagem, Bernardo Santana recomendou a rejeição da proposta em seu parecer por entender que, sendo a reciclagem finita, não haverá disponibilidade de papel reciclado suficiente para atender a demanda sugerida pelo PL, senão por meio de importação.

O deputado Bernardo Santana lembra ainda que o Brasil não produz papel com base em floresta nativa. "Aqui usamos floresta plantada, cuja tecnologia tem avançado cada vez no sentindo de produzir mais em uma mesma área", afirmou o parlamentar ao desmistificar que o papel comum seja prejudicial ao meio ambiente.

Em seu parecer, Bernardo Santana apresenta dados que comprovam que plantio florestal para fins industriais, incluindo a produção de papel e celulose, não só contribui efetivamente para a diminuição de pressão sobre matas nativas, como se denota essencial para a economia brasileira, contribuindo significativamente na geração de produtos, tributos, empregos e bem estar social.

Confira a apresentação do parecer do deputado Bernardo Santana na Comissão de Meio Ambiente: