Bernardo Santana - Deputado Federal

Notícias

Home » Notícias » Deputado quer garantir implantação correta do CAR

4/11/2013 às 10:00:00

Deputado quer garantir implantação correta do CAR

Deputado quer garantir implantação correta do CAR

Confira!

Preocupado em assegurar que a implantação do CAR – Cadastro Ambiental Rural considere as áreas produtivas consolidadas, previstas no novo Código Florestal, o deputado Bernardo Santana (PR/MG), juntamente com o colega Valdir Colatto (PMDB/SC), e sob a orientação do professor Luís Carlos de Moraes, elaboraram um roteiro para fins de inserção destas áreas no CAR. 

Em reunião da Comissão de Agricultura, Bernardo Santana destacou que o cadastro surgiu da necessidade de uma medida protetiva para assegurar que no trato ambiental do imóvel rural fossem também respeitadas às áreas produtivas consolidadas. “O CAR só é viável se garantir os atos jurídicos perfeitos do setor produtivo, configurados nas áreas consolidadas”, ressaltou. Para o parlamentar, a implantação do cadastro não pode focar apenas nas áreas de importância ambiental.

O deputado Bernardo Santana defende a convocação da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, para debater na Comissão de Agricultura a implantação do CAR. “A presença da ministra nesta Comissão, por sua credibilidade com o Governo, nos garante o cumprimento daquilo que aqui for disposto”, afirmou.

Conheça o roteiro – em forma de organograma – que detalha todos os campos de área consolidada que devem estar previstos no CAR.

Entenda o que é o CAR

O Cadastro Ambiental Rural – CAR, criado pelo novo Código Florestal, é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais. O CAR tem por finalidade integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente (APP), das áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das áreas de uso restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do país.

 

Deputado fala sobre o a CAR na Comissão de Agricultura. Confira!