Bernardo Santana - Deputado Federal

Notícias

Home » Notícias » Política proposta por Bernardo Santana incentiva novas fontes renováveis de energia

7/10/2014 às 17:00:00

Política proposta por Bernardo Santana incentiva novas fontes renováveis de energia

Política proposta por Bernardo Santana incentiva novas fontes renováveis de energia

Confira!

Líder do PR na Câmara, o deputado Bernardo Santana apresentou hoje (7) o Projeto de Lei (PL) 7998/2014, que propõe ampliar a matriz energética brasileira através da utilização de combustíveis renováveis que produzem energia limpa. Chamados de biocombustíveis florestais, eles se apresentam como uma fonte alternativa aos combustíveis fósseis, como o petróleo, notadamente caros e poluentes. 
 
Para o parlamentar, a política nacional de biocombustíveis florestais proposta no PL é primordial para alavancar a produção e o uso desse recurso energético comprovadamente viável, eficaz e barato. 
 
Bernardo Santana explica que o país é totalmente dependente da importação de carvão mineral para fins energéticos e siderúrgicos, ainda que lidere, em âmbito mundial, a tecnologia de plantios silviculturais e de processamento de biocombustíveis florestais.  “A nossa siderurgia a carvão vegetal é única no mundo. Sabemos, como ninguém, plantar florestas e produzir biocombustíveis florestais, mas não fazemos o devido uso desse relevante recurso energético. Já passou da hora do Brasil usar o que tem de melhor, em prol do nosso desenvolvimento e de uma matriz energética mais limpa”, alertou.
 
Para fins de produção deste tipo de biocombustível, o projeto incentiva o cultivo de florestas com potencial energético, que ainda se apresenta como uma prática agrícola de desenvolvimento limpo, essencial para fins de recuperação de áreas degradadas e subutilizadas. A redução da emissão de gazes que provocam efeito estufa e a conservação do solo e da água são alguns dos benefícios já reconhecidos no plantio florestal.  
 
Conheça na íntegra o Projeto de Lei 7998/2014, que institui a Política Nacional de Biocombustíveis Florestais.